sexta-feira, 8 de maio de 2009

Dias das mães…

A maternidade é uma situação complexa, não é mesmo? Impressionante a capacidade que temos de buscar tudo que eles precisam e esquecermos do que nós precisamos, parece que se o nosso filho está feliz, estaremos também! Mais impressionante ainda é a capacidade que um filho tem de tirar da mãe aquilo que deseja, somos perfeitas bananas na mão deles!

Maternidade para mim é, literalmente, paraíso, meus filhos são o meu maior e melhor tesouro e por isso invisto no futuro deles, invisto o melhor que eu tenho para que eles possam se tornar adultos que se orgulhem, adultos de caráter, adultos que tenham a consciência do seu lugar no mundo.

Esse investimento, tão necessário, não é financeiro, eu invisto tempo, converso, explico, quero entender, ensino a decidir, a escolher, a pensar. Tem coisa pior que ter que pedir alguma coisa e a resposta ser pura e simplesmente NÃO e quando você se aventura a perguntar: “Mas por quê?” A resposta pode ser “Porque não!”,  “Porque eu não quero!” Essa é uma coisa que eu nunca fiz e nunca permiti que meus filhos aceitassem esse tipo de resposta, nem mesmo de mim! Tudo tem que ter um motivo, uma explicação razoável, uma razão de ser e quem pergunta tem o direito de saber o motivo da negativa recebida. Melhor ainda do que saber o motivo é poder apresentar os seus argumentos, baseando-se no motivo apresentado!

Mas você sabe quantas mães e pais fazem isso? Pouquíssimos! Pois dá trabalho, pode ser desgastante e cansativo, mas se você olhar por outro ângulo, favorece as crianças sobremaneira, elas aprendem a pensar, a argumentar, a ganhar e também a perder.

Enquanto pais e mães detemos o poder, poder de deixar ou não, poder de fazer e acontecer, mas o segredo é conquistar a autoridade, que deve ser reconhecida e não imposta, pois assim criaremos cidadãos de bem para a nossa futura sociedade.

Então, neste dia das mães, vamos refletir sobre o tipo de maternidade que estamos exercendo, a responsabilidade que nos foi atribuída é muito grande e certamente a merecemos, então façamos o nosso melhor!!!

Feliz Dia das Mães

Nenhum comentário:

Postar um comentário